Síntese da Congregação das Irmãs Missionárias

O projeto missionário não se reduzia apenas aos orfanatos. Padre José se preocupava também com os migrantes doentes, sem assistência média. Informa a Dom João Batista Scalabrini sobre a necessidade de  religiosas, que pudessem dar aos órfãos e enfermos os cuidados que só o amor de mãe poderia dar.

Volta pra Piacenza convicto de que era indispensável uma nova fundação: uma congregação de Irmãs Missionárias. Para esse projeto foi confiado a sua mãe Carolina, sua irmã Assunta e mais duas jovens, Maria Franceschini e Angela Larini, que seguiram até São Paulo, Brasil, para ocuparem-se dos órfãos, dos doentes e migrantes. 

A fundação aconteceu no dia 25 de outubro de 1895, na capela Episcopal de Piacenza, Itália, na missa celebrada por Dom Scalabrini. O Bispo, comovido até às lágrimas, benze os cruficixos e voltando-se diz: "Eis o vosso Companheiro indivisível nas apostólicas peregrinações, o conforto, a força e a vossa salvação".

Inicialmente o instituto chamava-se "Servas dos Órfãos e Abandonados do Exterior", congregação hoje é reconhecida como Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas.

A Congregação hoje

Hoje as Irmãs Missionárias Scalabrinianas, vivendo o carisma recebido do fundador, acolhem o amor de Deus como um dom e assumem, com alegria, a responsabilidade de transmiti-lo a todos que sofrem as dificuldades das migrações.

As Irmãs Missionárias Scalabrinianas, ao longo do desenvolvimento da história da congregação se dedicaram, e continuam ainda dedicando-se à educação, à ação social e pastoral, ao serviço da pastoral da saúde, à catequese, à evangelização e à colaboração com a Igreja local a favor dos migrantes e refugiados mais vulneráveis.

Garantem a continuidade da intuição profética do fundador da Congregação, o bem-aventurado João Batista Scalabrini que, depois de tê-la concretizada como projeto sócio-pastoral, confiou os seus primeiros passos à generosa determinação dos cofundadores: Venerável Padre José Marchetti e a Bem-aventurada Assunta Marchetti. Atualmente marca presença em 27 países, conta com 600 Irmãs e em muitas comunidades. 

Venha ser uma Irmã Scalabriniana 

Seja você também uma Missionária Scalabriniana. Saiba mais sobre a missão que as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas realizam no Brasil e em outros 27 países. Entre em contato, através dos links abaixo.

 

Venha testemunhar o amor de Cristo peregrino junto aos que se encontram em mobilidade e mais precisam do seu amor, dedicação e solidariedade.

 

Você é muito bem-vinda entre nós! Cristo conta com você, e os migrantes e refugiados, também.

http://www.scalabriniane.org/

"As irmãs sejam prudentes, amem profundamente a simplicidade..."

© 2019 por Postulação.      

Desevolvido por Felipe Silva

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social